El-Rei Seleuco, um divertimento de Camões
O Teatro das Aguncheiras apresenta
El-Rei Seleuco, um divertimento de Camões
A peça de teatro tem estreia marcada para 11 de julho e tem por base o “Auto de El-Rei Seleuco”.
A encenação replica o costume de representar autos em pátios de casas lisboetas e o espetáculo é um divertissement porque, tal como concluem duas das personagens, “um auto enfadonho traz mais sono consigo que ũa pregação comprida”.
Os autos de Camões provêm, muitas vezes, de tópicos mitológicos. O caso em apreço tinha sido tratado por Plutarco e projeta-se no Renascimento europeu. A jovem esposa do velho rei Seleuco é desejada pelo príncipe Antíoco, filho do monarca. Face à impossibilidade de concretizar o seu desejo, o príncipe é tomado pela doença e pela prostração. Para mais, o amor é recíproco: a rainha Estratónica também ama Antíoco.
O que fará o nosso rei, quando o informam da “delicada” situação?
Com encenação de São José Lapa e interpretação de Adérito Lopes, Guilherme Macedo, Luís Gaspar, São José Lapa, Diogo Dória, Inês Lapa Lopes, João Cabral, Carolina Vasconcelos Lapa, Ariel Lapa Cardoso e Juan Goldín-Pagés.
Em cena de 11 a 26 de julho no Teatro das Aguncheiras
reservas + info: aguncheiras@gmail.com
Casais de Azoia, 2970-191 Sesimbra
https://espacodasaguncheiras.blogspot.com/p/como-chegar.html